O internacional português sofre de tendinite rotuliana nos dois joelhos, uma lesão que tende a tornar-se crónica [ver explicação em anexo]. Isso quer dizer que pode ser controlada - possibilitando ao jogador uma carreira desportiva normal - mas não totalmente debelada. No caso de Rúben Amorim, segundo O JOGO apurou, não foi colocada a hipótese de ser operado simplesmente porque não iria resolver o problema.
Já no Mundial da África do Sul, o jogador sentiu ocasionalmente algumas dores, mas sem grande intensidade. Quando começou a pré-época no Benfica, então as queixas começaram a intensificar-se até passarem a dores a serem permanentes em ambos os joelhos. Ainda assim, fez sete jogos oficiais.
Rúben Amorim tem vindo, desde o início da época, a cumprir um intenso programa de tratamento, com sessões de fisioterapia bidiárias, com os responsáveis do departamento médico do Benfica.
Nesta altura, o jogador já se sente bastante melhor - a paragem da competição e dos treinos foi fundamental - mas ainda é cedo para prever quando pode voltar aos relvados. Uma coisa por agora é certa: não irá jogar contra o Arouca, para a Taça de Portugal, no dia 16. O presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, chegou a dar a sua autorização para que o camisola 5 fosse ser consultado por um especialista estrangeiro, mas Rúben Amorim foi melhorando, entretanto, e a alternativa foi colocada, por agora, de parte.
Lesão comum em atletas que provoca inchaço e dor
A tendinite rotuliana resume-se, basicamente, à inflamação do tendão rotuliano. Esta é uma lesão comum em atletas de alta competição e regra geral associada ao uso exagerado/forçado do joelho. As causas vão desde os movimentos descompensados nas desacelerações, a anormalidades nas compensação dos quadrícepes (músculos situados na parte frontal da coxa), fechando na demasiada intensidade nos treinos ou jogos. A mazela provoca dor na região do joelho e inchaço no referido tendão. O tratamento pode fazer-se sem recurso a cirurgia, aliás, como parece ser o caso de Rúben Amorim. A tendinite rotuliana resume-se, basicamente, à inflamação do tendão rotuliano. Esta é uma lesão comum em atletas de alta competição regra geral associada ao uso exagerado/forçado do joelho. As causas vão desde os movimentos descompensados nas desalerações, a anormalidades na compensação dos quadrícepes (músculos situados na parte frontal da coxa), fechando na demasiada intensidade dos treinos ou jogos. A mazela provoca dor na região do joelho e inchaço no referido tendão. O tratamento pode fazer-se sem recurso a cirurgia, aliás, como parece ser o caso de Rúben Amorim.Fonte: Record
Sem comentários:
Enviar um comentário