sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Recuperar a tradição de ganhar no arranque

ÚLTIMO TRIUNFO INAUGURAL REMONTA  A 2004/05

Os números das estreias do Benfica no Estádio da Luz são extremamente positivos para o clube encarnado. Desde o arranque do campeonato, na longínqua época de 1934/35, os campeões nacionais fizeram o primeiro jogo da prova em casa em 32 ocasiões. Nestes confrontos, consentiram quatro igualdades, e só foram surpreendidos em duas ocasiões por Sporting e Boavista.



Apesar de manterem uma inquestionável supremacia, as águias na última década têm evidenciado algumas dificuldades na ronda inaugural da Liga. Neste período, o conjunto lisboeta empatou em seis ocasiões, e não conseguiu evitar uma derrota em 2000 quando o sorteio ditou uma visita às Antas logo no mês de agosto. Recorde-se que mesmo a excelente campanha caseira que a formação orientada por Jorge Jesus realizou na época passada só ficou manchada por um empate, diante do Marítimo, na primeira jornada. Nos restantes 14 desafios, os adeptos assistiram a vitórias, algumas suportadas por goleadas expressivas.


Enguiço


A última vez que o Benfica ganhou o seu primeiro encontro remonta a 2004/05, sob o comando técnico de Giovanni Trapattoni. Numa deslocação a Aveiro, o treinador italiano conseguiu alcançar um difícil triunfo por 3-2. O herói da partida foi o internacional norueguês Azar Karadas, que bisou e permitiu à equipa chegar ao intervalo com uma vantagem confortável que acabou por ser gerida na etapa complementar.


Se procurarmos o último êxito em casa, é preciso recuar ainda mais, até 02/03, quando o Marítimo foi derrotado no antigo ninho da águia por uns esclarecedores 3-0. Desde então, o Benfica tem entrado invariavelmente com o pé esquerdo.


Domingo, quando entrarem em campo, os encarnados tentarão quebrar a tradição recente que contrasta claramente com a hegemonia construída ao longo de décadas.

 
 
Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário