O Benfica já ganhou 15,9 milhões de euros com a participação na Liga dos Campeões desta temporada. A vitória frente ao Otelul Galati rendeu mais 800 mil euros, para além dos três milhões já garantidos pelo apuramento para os oitavos-de-final.
Isto falando apenas de prémios fixos pagos pela UEFA, não contando bilheteiras e outras receitas. Os «encarnados» começaram por ganhar pela presença no «play-off». Segundo a UEFA, cada clube que tenha chegado a essa fase recebe esta época 2,1 milhões de euros.
Depois há a presença na fase de grupos, que dá um bónus de participação de 3,9 milhões, mais 550 mil por cada jogo nesta fase. Ou seja, a multiplicar por seis. Em campo, cada vitória vale 800 mil euros e cada empate 400 mil.
O apuramento para os oitavos-de-final garante 3 milhões adicionais. Para os quartos são 3,3 e para as meias-finais 4,2. O vencedor ganha ainda mais 9 milhões, enquanto o finalista vencido recebe 5,6.
A estas verbas, além daquelas que o clube ainda fizer, a maior das quais a bilheteira, há que juntar as de «market pool», que são distribuídas de acordo com o valor proporcional do mercado televisivo de cada país.
Esse valor só é apurado no fim da época e depende de diferentes variáveis, que incluem a posição em que ficou o clube no seu campeonato na época passada, ou o número de jogos que disputa na Champions esta época.
Por exemplo, no caso de Portugal, o FC Porto tem direito a 65 por cento de metade do valor de market pool, como campeão nacional. Para o Benfica sobram 35 por cento. Mas a outra parte dessa verba já depende de outros factores.
No total, a UEFA estima ganhar 1100 milhões de euros em receita comercial bruta com a Liga dos Campeões e também a Supertaça Europeia.
Receitas do Benfica na Champions:
2,1 milhões - presença no play-off
3,9 milhões - presença na fase de grupos
3,3 milhões - bónus pelos seis jogos na fase de grupos
2,8 milhões - três vitórias e três empates na fase de grupos
3 milhões - apuramento para os oitavos-de-final
Sem comentários:
Enviar um comentário