domingo, 31 de julho de 2011

Portugal reencontra velhos rivais

A seleção portuguesa de futebol vai reencontrar cinco adversários que já se cruzaram no seu caminho em anteriores fases de apuramento, num grupo que se afigura acessível, apesar das desgastantes viagens a Rússia e Israel.

O sorteio da fase de apuramento para o Mundial'2014 colocou Portugal no grupo F, juntamente com Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.

A Rússia (18.ª seleção do "ranking" da FIFA) é comandada pelo holandês Dick Advocaat e conta com nove presenças em fases finais de Campeonatos do Mundo, tendo alcançado um quarto lugar em 1966 - embora ainda como União Soviética.

A formação de Leste defrontou Portugal em apenas três ocasiões, registando duas derrotas e um empate: na fase de grupos do Euro2004 (2-1) e na qualificação para o Mundial'2006 (7-1 e 0-0).

Quanto a Israel (32.ª do "ranking"), que tem como treinador o francês Luis Fernandez, conta apenas uma presença em Mundiais (1970) e regista um saldo de três derrotas e uma vitória nos quatro encontros com Portugal, dois deles de caráter particular.

Portugal encontrou a equipa israelita na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 1986, no México, vencendo por 3-0 em Lisboa e perdendo por 4-1 em Telavive.

O conjunto da Irlanda do Norte (62.º colocado) é orientado pelo irlandês Nigel Worthington e é o mais conhecido dos cinco adversários, já que se cruzou no caminho de Portugal em várias fases de apuramento para Europeus e Mundiais.

A equipa irlandesa, que tem três presenças em Campeonatos do Mundo, soma três vitórias, seis empates e duas derrotas frente à formação lusa, com destaque para os confrontos de apuramento para o Europeu de 1996 e para os Mundiais de 1958, 1974, 1982 e 1998.

Azerbaijão (111.º) e Luxemburgo (128.º) completam o lote de adversários, ambos sem qualquer presença em fases finais de Mundiais.

Os azeris, treinados pelo experiente alemão Berti Vogts, encontraram-se com Portugal nas qualificações para os Europeus de 2000 e 2008, registando três derrotas e um empate.

Já os luxemburgueses defrontaram Portugal em 12 ocasiões, registando 10 derrotas, um empate e um triunfo, este alcançado na fase de apuramento para o Mundial de 1962.

Record

Espero bem que este blogue ainda esteja vivo em 2014!

Benficaas

Sem comentários:

Enviar um comentário