domingo, 26 de dezembro de 2010

Mourinho: «Benfica desiludiu-me na Champions»

R – Não escondeu, antes do início da temporada, as grandes expectativas que tinha em relação ao Benfica. Deixou-o desiludido a participação das águias na Liga dos Campeões?
JM – Estou desiludido. As expectativas criadas são consequência da forma como abordaram esta época. Venceram bem o título do ano passado na Liga portuguesa e o Jorge Jesus assumiu que queria ganhar a Champions. Quer dizer, elevou os níveis de ambição e expectativa. Eu, que acredito sempre mais nos treinadores do que nos outros, pensei que ele estava convencido de tinha potencial para conseguir esse objetivo mais arrojado. Não era preciso ganhar a Champions, porque isso é muito difícil até para equipas que têm maior poderio financeiro do que o Benfica. Mas esperava mais. Agora na Liga Europa, que é uma prova mais adaptada aos níveis do futebol português e à sua realidade qualitativa, pode ser que alguma das quatro equipas que ainda estão na luta chegue longe. E não excluo mesmo a hipótese de uma delas sair vencedora.
«FC Porto sabe gerir as vantagens muitíssimo bem»
R – Que apreciação faz ao campeonato em Portugal, nomeadamente à confortável liderança do FC Porto?
JM – O FC Porto começou bem e forte e os outros abriram-lhes as portas que são as mais difíceis de ultrapassar, as portas da tranquilidade. E muitas vezes somos nós que temos de ir à procura da tranquilidade, neste caso foram os outros que proporcionaram esse sentimento. Sem essa pressão, é praticamente jogar contra nós próprios, saber gerir o nosso destino e as nossas vantagens.
R – Significa que esta vantagem do FC Porto sobre a concorrência direta pode considerar-se determinante para ganhar o campeonato?
JM – Não significa, desde já, que vá ser campeão. Mas num campeonato como o português, que só tem 30 jogos, torna-se mais fácil gerir o avanço. Reparem que são menos oito jornadas do que o espanhol, por exemplo, equivalentes a cerca de dois meses de competição. Por isso, não é tão difícil assim fazer a gestão de vantagens num campeonato como o português. E o FC Porto, sabe fazer isso muito bem. Em jeito de conclusão, diria que não me parece um problema para o FC Porto ser campeão nacional em 2010/11...

Record

Sem comentários:

Enviar um comentário