segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Desafio com 40 anos à espera de Cardozo

ARTUR JORGE FOI O MELHOR MARCADOR 2 VEZES SEGUIDAS

Quando projetaram a nova temporada, os encarnados definiram a revalidação do título como o principal objetivo, algo que não conseguem desde 1984. Mas há outro desafio. E este pesa sobre os ombros de Oscar Cardozo: sagrar-se melhor marcador do campeonato pela segunda temporada consecutiva. O último benfiquista a alcançar o “bi” foi Artur Jorge, há quase 40 anos.



Tacuara tem construído o seu percurso no Benfica com golos. Na temporada passada, juntou o título de campeão à Bota de Ouro. Desde Rui Águas, em 1991, que um benfiquista não era coroado o rei dos artilheiros da principal competição portuguesa. A luta durou até à última jornada, mas Cardozo, de 27 anos, levou a melhor no duelo com o portista Falcão, que obteve menos 1 golo do que o paraguaio (26-25). Isto enquanto Liedson ficou a longa distância, com 13 remates certeiros.


Ao alcance de poucos


Quebrado este enguiço, novo desafio se coloca a Cardozo: alcançar um feito que apenas três jogadores do Benfica conseguiram. José Águas (1955/56 e 1956/57), Eusébio (fez o “penta”, entre 1962/63 e 1967/68) e Artur Jorge (1970/71 e 1971/72) foram os atacantes que conseguiram revalidar o título de melhor marcador do campeonato. Saliente-se, no entanto, que Eusébio antecedeu e precedeu o antigo selecionador como máximo goleador, em 1969/70 e 1972/73, garantindo que este título ficasse na Luz durante quatro temporadas.


Se alargarmos o espetro a outros clubes, o brasileiro Jardel foi o último a bisar neste particular. Com a camisola do FC Porto, Super Mário foi coroado melhor marcador entre 1996/97 e 1999/00. Mais de uma década depois, Cardozo tenta alcançar este feito.


A época não começou bem para o camisola 7 das águias. Diante do V. Setúbal, marcou o primeiro golo no campeonato. A concorrência, nomeadamente Hulk e Falcão, já leva vantagem. Além disso, esta época há mais pretendentes ao trono: o vimaranense Toscano, que assinou um hat-trick na estreia, já se assumiu como candidato. O atraso não é, porém, irrecuperável. E o objetivo é suficientemente motivador.

Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário