quinta-feira, 31 de março de 2011

Luís Filipe Vieira: “Esta Fundação reflecte a nossa identidade

O presidente do Sport Lisboa e Benfica esteve presente, esta quinta-feira, no Ministério da Defesa Nacional, onde a Fundação Benfica e os três Ramos das Forças Armadas assinaram um protocolo de colaboração. Leia o discurso de Luís Filipe Vieira na cerimónia.


“Vivemos num tempo em que o futuro é um lugar incerto. A situação económica actual e a conjuntura internacional que se adivinha fazem com que aumente a nossa responsabilidade enquanto agentes de intervenção em relação aos mais desfavorecidos.


O País necessita de pessoas e de instituições empenhadas, capazes de resolver problemas e de defender os valores em que acreditam, de contrariar o espírito de indiferença e de pessimismo que se instalou na nossa sociedade.


O País precisa de pessoas e de instituições capazes de reagir perante as injustiças, capazes de se bater com generosidade pela solução dos problemas que afectam a nossa população.


Se não tivermos a capacidade de nos inquietarmos com as dificuldades, com as desigualdades sociais e com as várias formas de sofrimento com que diariamente somos confrontados, então é porque teremos renunciado a uma das nossas principais responsabilidades.


E como não quero nem posso aceitar que o Sport Lisboa Benfica renuncie à sua responsabilidade social, foi constituída a Fundação Benfica.


Esta Fundação reflecte a nossa identidade, o que fomos e o que queremos ser e reafirma a nossa responsabilidade na construção de um País mais solidário em que o direito de ser criança e jovem constitui efectivamente uma realidade universal sem quaisquer distinções ou limitações. Reflecte muito do que imaginei e desejei quando cheguei ao Benfica!


Este Protocolo, que hoje aqui assinamos, reveste-se de particular significado, uma vez que associa o Ministério da Defesa, através dos três ramos das Forças Armadas, a um programa que visa promover a formação e o desenvolvimento pessoal de crianças e jovens em risco de exclusão social.


Nunca é demais realçar o carácter nacional da Instituição Militar, a sua identificação com o País e a importância dos princípios e valores que dão sentido e continuidade à sua existência. Por isso, este Protocolo visa, ainda, sensibilizar os jovens para as questões da Defesa Nacional e para a importância que a Armada, o Exército e a Força Aérea têm para a nossa sociedade.


Os três ramos das Forças Armadas, através deste protocolo, vão ajudar-nos a dirigir a nossa acção àqueles que verdadeiramente mais necessitam, cumprindo, de resto, algo que já é uma velha tradição das nossas Forças Armadas, que é o compromisso de ajuda aos mais necessitados.


Quero por isso nas pessoas do Secretário de Estado da Defesa, do Vice-Chefe do Estado Maior da Armada, do Vice-Chefe do Estado Maior do Exército e do Vice-Chefe do Estado Maior da Força Aérea, agradecer a vossa disponibilidade para, juntamente com a Fundação Benfica, se disponibilizarem a assinar e a assumir este Protocolo.”


Sport Lisboa e Benfica Online

Sem comentários:

Enviar um comentário