quarta-feira, 30 de março de 2011

Dragões com mais vitórias nos duelos com Benfica

Os dois clubes com mais títulos no futebol português, Benfica e FC Porto, têm quase 80 anos de história em "comum", desde o primeiro jogo que disputaram em 1931, num duelo que já teve 218 jogos.


No domingo, no Estádio da Luz, as duas equipas defrontam-se oficialmente pela 219.ª vez, num registo que apresenta uma ténue vantagem dos dragões, com mais uma vitória do que o rival: 83 triunfos, contra 82, e 53 empates.


Os triunfos na Supertaça (2-0), no início da temporada, e na primeira volta da Liga (5-0), aumentaram a liderança dos azuis e brancos, mas os encarnados reduziram para a margem mínima com a vitória no Dragão (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.


Em tão longo percurso, a maior "fatia" de jogos aconteceu no Campeonato Nacional (153), seguindo-se a Taça de Portugal (32), a Supertaça (25), o extinto Campeonato de Portugal (sete) e a recém criada Taça da Liga (apenas um).


Distribuindo os êxitos dos dois emblemas pelas competições nacionais, o FC Porto domina na Liga, com mais seis vitórias (59 contra 53), no Campeonato de Portugal (4-3 em triunfos) e na Supertaça (13 contra cinco).


Já o Benfica tem supremacia na Taça de Portugal (20 vitórias e sete derrotas, num total de oito em nove finais ganhas) e na final da edição da Taça da Liga de 2009/10, a segunda no palmarés dos encarnados e primeira frente ao FC Porto.


Até meados da década de 80 do século passado, coube ao Benfica engrossar o palmarés e assumir um papel dominante no futebol nacional (em 1983/84 tinha mais 17 triunfos do que o FC Porto), até a chegada de Pinto da Costa ao comando do clube portuense.


Foi o início de um FC Porto forte e ganhador, com um domínio evidente nas duas décadas seguintes, o que também lhe permitiu não só acumular troféus nacionais e internacionais, mas chegar aos tempos de hoje à frente do Benfica no confronto direto entre os dois clubes.


Record

Isso não quer dizer que nós não os vamos vencer...

Benficaas

Sem comentários:

Enviar um comentário